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quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

voz

De volta à terrinha do sol...Hoje, para mim, apenas descanso cumulado com a criação da comunidade NA PALMA DOS OLHOS no orkut. Alguns conhecidos aderiram, surpresos até com a notícia. Carol visitou empresas. Amanhã, o cedo é cedo para a retomada da produção. Os ensaios retornam na sexta-feira e não podemos deixar de avisar ao Caio Brettas que hoje se pronunciou querer assistir a todos os ensaios que puder. Bom sinal! Hoje também tive notícias de um de nossos parceiros lá do extremo-norte. Thiago Briglia, o cuidador da circulação em Boa Vista-RR, vai radicar por algum tempo em Sampa, por conta de seus estudos cinematográficos. Mas incumbiu Cláudio Lâvor da empreitada beira Raposa do Sol. Durante os 15 dias de férias, apenas assisti ao vídeo dos ensaios. Muito terei que trabalhar para "quebrar" a postura do meu personagem que não é personagem, mas que não pode permanecer com um "corpo cartesiano". Muito a ser trabalhado também na expressão vocal de todos os integrantes. É fato a carência de técnicas vocais para o trabalho teatral nos cursos de artes cênicas, pelo menos em Minas Gerais, é o que sei. Muito embora, repito, não haverá personagens definidos no nosso espetáculo, imprescindível se torna o trabalho de voz para as falas poucas que permeiam os gestos. Segundo Grotowski, na sua obra EM BUSCA DE UM TEATRO POBRE, "o ator deve descobrir as resistências e obstáculos que o prendem na sua forma criativa. Assim, os exercícios adquirem a possibilidade de sobrepujar os impedimentos pessoais. O ator não se pergunta mais: como posso fazer isto? Em vez disto, deve saber o que não fazer , o que o impede. Através de uma adaptaçaõ pessoal dos exercícios, deve-se encontrar solução para a eliminação desses obstáculos, que variam de ator para ator. Na teoria, não há exercícios respiratórios. De acordo com cada caso individual, descobrem-se as dificuldades que aparecem, determinando as suas causas e logo eliminando-as. Não trabalhamos diretamente com a respiração, mas corrigimo-la através de exercícios individuais que são quase de natureza psicofísica". Que descubramos a sintonia de nosso corpo com a voz nesse prazo curto de processo de criação. Merda pra nós!

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