...

Conversas, cotidiano, artes, fazedors de artes, cultura, cidadania, são temáticas imbricadas no nosso caminhar e, por isso, passarão por aqui. Aberto a contribuição de todas as pessoas sintonizadas conosco... sejam bem-vindos!

sábado, 27 de março de 2010

um pouco de Garcia Lorca, para o povo ir além dos "parabéns"

Não gosto de datas comemorativas. Algumas, apenas balelas e motivo para encher de pão e suco, a pança do povo... Reconheço que muitas simbolizam marcos e conquistas. Avanços. O tempo passa, a gente fica com cabelos brancos e enternece com algumas "lembranças", com algumas comemorações que tentam o fazer valer do "bem-comum", do "desenvolvimento" de um lugar. Nesse exato momento, 10:53h do dia 27 de março de 2010, me transporto em pensamentos para São Paulo, no Centro de Convivência Waly Salomão do Complexo Cultural Funarte, onde, daqui há sete minutos, iniciará a MANIFESTAÇÃO DAS ARTES CÊNICAS para celebrar o Dia Internacional do Teatro e o Dia Nacional do Circo. Será, pelo que li nas programações, uma manifestação em prol da cultura do país, com a participação de Sérgio Mamberti, militante das artes cênicas que muito admiro pela sensibilidade artística e pelas iniciativas positivas que tem feito para a classe teatral, enquanto atual presidente da Funarte.

"Será proposta uma moção de apoio pela aprovação no Congresso Nacional de projetos da área cultural que tramitam nas duas Casas do Poder Legislativo, como o Sistema Nacional de Cultura (SNC); o Plano Nacional de Cultura (PNC); a PEC 150/2003, que vincula à Cultura 2% da receita federal, 1,5% das estaduais e 1% das municipais; e o Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura), que atualiza a Lei Rouanet; além do Vale-Cultura, primeira política pública governamental voltada para o consumo de bens e serviços culturais."(COMUNICAÇÃO SOCIAL/MINC em 25.03.2010, site www.cultura.gov.br)

Um brinde ao Teatro não só pelo seu dia! mas por ser um instrumento de comunicação. Por ser talvez, a arte que mais sobrevive no tempo, porque jamais permite que o elemento "homem" seja substituído por qualquer "aparato", fruto dos avanços tecnológicos. Nesse dia "festivo", muitos nomes são lembrados. E com apreço, elejo dizeres de GARCIA LORCA que fez da sua caneta e papel, a arma poderosa para "acordar" um povo de um momento vivido. E parte do seu legado cumprido, fica o seu alerta "um povo que não ajuda ou fomenta seu teatro, se não está morto, está um moribundo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário