...

Conversas, cotidiano, artes, fazedors de artes, cultura, cidadania, são temáticas imbricadas no nosso caminhar e, por isso, passarão por aqui. Aberto a contribuição de todas as pessoas sintonizadas conosco... sejam bem-vindos!

sábado, 2 de janeiro de 2010

legado

Foram momentos muito bons os encontros com os "tresmarianos". Aprendi muito no sábado, dia 20 de dezembro numa aula que João ministrou pra mim, na casinha "Galgane Miranda". Foi uma rica doação que fez a diferença nos meus olhares sobre a dança. Comecei a compreender a sua linguagem de trabalho, ao assistir muitos vídeos da Quasar, Cena 11 e Grupo Corpo. A cada vídeo assistido, João me explicava sobre os diferenciais de cada coreógrafo responsável pelos grupos. Repertórios que pude enxergar João como fruto de tais trabalhos. Do Cena 11, João não participara, no entanto, carrega certo interesse-curiosidade pelo trabalho, percebi. Me comovi com a energia e solidez daqueles que estão na ponta. Grupos que solidificaram. Parece que não vergam. Estão prontos para serem inspirados. E isso, é trocas de experiência, estímulo. E a casinha de João e Carol se transforma em lugar suave que me recarrego de energias boas e tento me concentrar como se estivesse numa palestra, aula. E isso muito me enriqueceu. Ensinamentos lembrados que ecoam. E do "na palma dos olhos" consigo enxergar o legado de João advindo da Quasar e Grupo Corpo. Claro, sempre somos discípulos de nossos mestres e com o mestre joanino não poderia ser diferente. E nós, certamente, discípulos de João Vicente! E por muitas vezes nas cenas dos vídeos assistidos o enxergava no grupo Quasar, pela admiração tamanha que carrega do Henrique Rodovalho. Do Pederneiras, traz o espírito empreendedor. Fato é que quando estudei Gestão Cultural um professor sempre nos pedira para tomarmos como norte Grupo Corpo e Grupo Galpão, por conta da excelente organização. E João, traz essas "reminiscências" na veia. Com o diferencial, que não sei o que é, mas que transforma sempre os ensaios-encontros-artísticos em celebração. Celebração grega, ocorrida através de humildade- humor-harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário